finlandeses

Na semana de 18 a 22 de setembro deslocou-se a Portugal um grupo de 28 profissionais arquivistas finlandeses com o intuito de conhecer os arquivos nacionais.

Esta deslocação insere-se num programa de visitas profissionais que a Associação Finlandesa de Arquivistas tem levado a cabo por diversas cidades europeias nos últimos 20 anos, realizando em média uma visita de 2 em 2 anos.

A BAD apoiou esta visita e em articulação com a sua congénere, sob a liderança do seu Presidente Kenth Sjöblom, delineou um plano de visitas e de contacto com diversas instituições arquivísticas.

De modo a contemplar os distintos interesses dos participantes, provenientes dos setores público e privado, foram visitados os seguintes serviços de arquivo:

– Arquivo da Caixa Geral de Depósitos
– Arquivo da Fundação Calouste Gulbenkian
– Arquivo da Presidência da República
– Arquivo da Rádio Televisão Portuguesa
– Arquivo da Torre do Tombo – Direção Geral das Bibliotecas dos Arquivo e do Livro
– Arquivo Diplomático – Ministério dos Negócios Estrangeiros
– Arquivo do Forte de Sacavém – Direção Geral do Património Cultural
– Arquivo Histórico Ultramarino
– Arquivo Municipal de Cascais
– Arquivo Municipal de Lisboa

No dia 21 de setembro foi realizada na Fundação Calouste Gulbenkian uma reunião com as duas associações. Tratou-se de uma sessão aberta à participação de todos os associados da BAD, conforme informação difundida pelos canais da associação.

Nesta reunião foi possível fazer um balanço das visitas realizadas, efetuar uma breve apresentação da BAD e da sua congénere finlandesa, houve ainda tempo de comparar políticas arquivísticas desenvolvidas por cada um dos países.

Os Grupos de Trabalho da BAD na área dos Arquivos também marcaram presença nesta reunião e deram a conhecer, sumariamente, o âmbito da sua actuação.

Este momento permitiu que fossem colocadas questões por parte dos profissionais de ambos os países com o intuito de trocar informação sobre a forma de funcionamento, organização interna, formas de financiamento, dinamização e organização de eventos por parte de ambas as associações.

Algumas curiosidades acerca dos Arquivos na Finlândia e desta Associação de Profissionais:

– Na Finlândia existem cinco associação de arquivistas;
– É comum os profissionais serem sócios de várias associações;
– Esta associação organiza, além dos eventos na área, atividades culturais que incluem idas ao teatro e a concertos;
– Não existem delegações regionais na Associação;
– O seminário anual desta associação realiza-se sempre em novembro e já conta com 20 anos de existência;
– O Arquivo Nacional da Finlândia encontra-se sob a alçada do Ministério da Educação.

Na sessão de encerramento desta reunião aberta, o presidente Kenth Sjöblom agradeceu à presidente Alexandra Lourenço toda a disponibilidade e apoio da BAD no planeamento e organização desta viagem, bem como a forma calorosa e simpática como foram acolhidos em todos os serviços de arquivo visitados. Reforçou igualmente a importância do intercâmbio e troca de experiências que as visitas proporcionam, contribuindo para o enriquecimento profissional e para um melhor desempenho.

 

Similar Posts