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No passado dia 26 de Setembro de 2017, entre as 21h às 22h, decorreu mais um webinar promovido pela BAD, desta vez pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior.

Os oradores – Carlos Lopes, Tatiana Sanches e Maria da Luz Antunes – são também autores e editores do ebook apresentado, que conta ainda com a colaboração de María Pinto, Isabel Andrade e Julio Alonso-Arévalo. A intenção deste webinar, que contou com mais de 20 participantes, era a de colocar em discussão pública o tema da literacia da informação.

A partir do contexto inicial, onde se abordou o impacto da evolução social e tecnológica no campo da informação e por isso no perfil do profissional da informação, os autores detalharam a construção do livro, desde a sua problematização à sua edição e divulgação.

Cordón-Garcia (no prólogo) já referia que as mudanças no paradigma comunicacional produziram severas consequências de nível social, político, económico e cultural. As alterações geradas pelo uso massificado da internet e dos meios de informação digital passaram a exigir formação transversal nestes domínios, com incidência nos campos pessoal e profissional. Por outro lado, a globalização tem determinado o aumento das diferenças e da discriminação em parte importante da população, causando diversas brechas sobre as quais se torna urgente intervir. A Brecha Criativa revela que novas formas de autoria e de publicação emergem e configuram cenários que excluirão aqueles que desconheçam as ferramentas de carácter social ou que sejam incapazes de construir uma sólida identidade digital. A Brecha Informativa demonstra como o crescimento exponencial da informação leva a que apenas as instituições e as pessoas que consigam gerir grandes contingentes de dados terão a capacidade de articular um discurso verosímil e consistente. Por outro lado, mais informação levou a maior desinformação. A brecha informativa é outra face da brecha digital, porque a migração da informação para novos suportes pede uma resposta para esta dupla dimensão. A Brecha Cognitiva mostra que formas de conhecer, interagir e pensar estão a ser alteradas pelos meios digitais e de comunicação. O acesso ao conhecimento é condicionado pelo uso de dispositivos de leitura e escrita digital. É necessário captar com precisão e rigor diferentes conteúdos, com concentração e compreensão profunda.

No contexto de excesso de informação, o pensamento crítico é o grande desafio da literacia da informação. Os profissionais da área das bibliotecas, em particular as de ensino superior, perguntam-se:

  • Como integrar competências transversais no quadro do processo de Bolonha?
  • Que modelos devem orientar as nossas ações formativas?
  • Em que competências devemos investir para melhor ensinar literacia da informação?

Tornou-se evidente a necessidade de:

  • Reafirmar a relevância das competências em Literacia da Informação na comunidade académica
  • Desenvolver competências dos profissionais das bibliotecas para apoio às atividades de ensino e aprendizagem

Por isso se procurou dar uma resposta concreta que consolidasse a investigação teórica e as boas práticas, com vista à sua replicação em diversos contextos, o que resultou exatamente na produção de um livro. Os diferentes capítulos deste livro estão organizados em três eixos:

  • Modelos, instrumentos e avaliação de competências (Parte 1)
  • Boas práticas na integração da literacia da informação nos curricula académicos (Parte 2)
  • Tendências e expectativas da literacia da informação em contexto universitário (Parte 3)

No webinar foram detalhados os conteúdos de cada um deles, elucidando-se teorias e práticas e procurando mostrar como é que estes conteúdos podem ser úteis à reflexão e à ação dos profissionais das bibliotecas de ensino superior.

Finalmente, chamou-se à atenção para o facto de ser este o 1º livro publicado em Portugal sobre Literacia da Informação, em Acesso Aberto, e com mais de 1.400 downloads desde a sua publicação.
Os contributos que formam este livro pretendem trazer ideias e partilhar experiências, alargar horizontes e criar alguma luz sobre o panorama nacional relativamente à literacia da informação. As diferentes formulações, perspetivas e abordagens procuram providenciar um aporte diversificado e abrangente à temática e responder ao desafio lançado por profissionais ligados à área – particularmente os intervenientes nas bibliotecas de ensino superior – que, ao longo dos anos recentes, têm interagido com os autores. O desafio que mobilizou a concretização deste livro foi o de incentivar à melhor aprendizagem e ao sucesso académico, através da consciência de uma ação concreta dos profissionais que, em contexto educativo no ensino superior, desenvolvem a sua ação com e pela literacia da informação.
O ebook pode ser consultado aqui

BAD – Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior

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