Ana Franqueira

19-03-1958 – 08-11-2017

Morreu ontem, vítima de doença prolongada. Ana Franqueira nasceu em Coimbra a 19 de Março de 1958. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde concluiu também o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Arquivo.

Ao longa da sua vida profissional foi Arquivista no LNETI, Torre do Tombo, no Instituto Português de Arquivos, onde dirigiu a Divisão de Informática, SIC – Sociedade Independente de Comunicação e no Arquivo Histórico das Comunidades Europeias.

Com vasta obra científica publicada, foi co-autora de ARQBASE Tratamento Automatizado de Documentação Histórica, que se tornou a metodologia de descrição nos Arquivos Portugueses na década de 90. Foi Membro da Comissão para a elaboração das Normas Internacionais de Descrição em Arquivos (ISAD-G e ISAAR- CPF), do Conselho Internacional de Arquivos.

Entre 1998 e 2015 dirigiu o Arquivo Audiovisual da SIC, onde foi impulsionadora de constante inovação, tendo entretanto concluído o Doutoramento em Arquivística com a dissertação O Sistema de Gestão e Arquivo de Conteúdos da SIC: Proposta de Indicadores para Medir a Eficiência de Um Arquivo Digital Audiovisual, com Base na Análise de Valor, em Março de 2014, na Universidade de Alcalá.

Em constante busca da Excelência deixa em todos, que com ela nos cruzámos, trabalhámos, criámos laços de amizade, uma marca inesquecível.

Até sempre Ana

Similar Posts