Últimos lugares para a ação de formação contínua sobre a descrição e a indexação nos arquivos – Realização já confirmada!

Pretende apreender os conceitos de descrição arquivística e de descrição multinível, reconhecer a descrição como um processo contínuo, compreender a relação entre a técnica de descrição multinível, o conceito de unidade arquivística e a organização de um sistema de arquivo/conjunto documental, conhecer e aplicar as normas de descrição arquivística para a elaboração de registos descritivos da documentação de arquivo e do seu contexto de produção, identificar os meios e processos da análise de conteúdo em documentos de arquivo e distinguir os diferentes tipos de instrumentos de descrição e pesquisa? Esta formação é para si!

Últimas vagas para a ação de formação contínua “SISTEMA DE ARQUIVO: A DESCRIÇÃO E INDEXAÇÃO” (25 horas), agendada em Lisboa de 6 a 9 de março de 2018 e ministrada pelo formador Rui Paixão.

Dirigida preferencialmente a formandos que pretendam vir a desenvolver a sua atividade na área dos arquivos ou que, trabalhando já nesses serviços, não possuam qualquer formação profissional ou precisam de reciclagem, esta ação tem por objetivo:

  • Conhecer e aplicar as normas de descrição, propostas pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), a diferentes unidades arquivísticas;
  • Comparar as normas do CIA com outras propostas de normalização, em especial com propostas de definição de perfis de meta-informação para documentos de arquivo eletrónicos;
  • Identificar categorias, objetivos, características e elementos de diferentes instrumentos de descrição e pesquisa;
  • Compreender os fatores que condicionam as opções de descrição;
  • Identificar os procedimentos de representação dos conteúdos;
  • Reconhecer as vantagens e limitações da utilização da linguagem natural e das linguagens controladas;
  • Reconhecer que a qualidade da análise de conteúdo garante a exaustividade e pertinência da recuperação da informação;
  • Reconhecer a função das autoridades arquivísticas na análise documental;
  • Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de descrição e pesquisa.

Não perca esta oportunidade de atualizar os seus conhecimentos e melhorar o seu desempenho profissional, inscrevendo-se já!

A inscrição deve ser realizada antecipadamente, até dia 26 de fevereiro, através do formulário em linha.

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

A BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas é uma entidade formadora certificada pela DGERT na área de educação e formação 322- Biblioteconomia, arquivo e documentação (BAD)

Sobre o Autor

Sandrine Vercaempt

Deixe um Comentário




Pretende associar uma imagem ao seu comentário, crie uma em Gravatar.