Dia Internacional Arquivos

O que se comemora no Dia internacional dos arquivos

No dia 9 de junho celebra-se o Dia internacional dos arquivos. Com esta celebração pretende-se alertar e consciencializar as comunidades e os produtores de documentos arquivísticos sobre o valor intrínseco dos arquivos para garantia dos direitos dos cidadãos, para a transparência da atuação pública e da democracia e para a preservação da memória individual e coletiva.

É também um momento em que se proporciona a reflexão dos arquivistas sobre o impacto da sua atuação nas instituições e na sociedade.

O Dia internacional dos arquivos foi instituído pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), realizada no Québec, em novembro de 2007, tendo sido escolhida esta data, por ter sido a 9 de junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA.

Como vamos celebrar este dia

  • Dando a palavra aos profissionais

A BAD inicia estas celebrações com uma roda de conversas entre profissionais da informação e documentação, intitulada “Cultura também é trabalho: bibliotecas e arquivos”. Este debate, realizado em parceria com o Manifesto em defesa da Cultura, decorre no dia 4 de junho, no Arquivo Fotográfico de Lisboa. Entrada Livre, limitada aos lugares disponíveis!

  • Discutindo temas incontornáveis, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados

Em Ponta Delgada, a Delegação dos Açores da BAD, comemora este dia, em parceria com a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada (BPARPD), com uma Mesa Redonda subordinada ao tema: “Gestão da Informação, Arquivos e Proteção de Dados: uma relação intrínseca”. Este evento decorrerá no dia 8 de junho, nas instalações da BPARPD. Mais informações e inscrições aqui!

  • Dando corpo a parcerias com serviços de arquivo

A BAD estará em Almada e em Lagoa.

Participará na semana dos arquivos promovida pela Câmara Municipal de Almada, apresentando as comunicações Pensar os arquivos, na Sessão “Partilha de experiências” – dia 4 de junho, Desmaterialização e RGPD: o papel dos profissionais da informação, na Conferência “Porque classificar os documentos” – dia 5 de junho, A importância dos arquivos empresariais para a construção da história social e económica, na Mesa redonda “Arquivos de empresa” – dia 8 de junho. Mais informações e inscrições aqui!

No dia 9 de junho, em Lagoa, participará no colóquio “Entre o tudo guardar e o nada perder – O papel dos Arquivos Municipais na salvaguarda da Memória Local”. Mais informações e inscrições aqui!

Porque celebramos

Celebramos porque é necessário dar visibilidade e promover o reconhecimento do trabalho efetuado pelos arquivistas.
A BAD assume como eixo central da sua missão esta atuação.

Nesta semana pretende-se
suscitar o debate em torno das questões profissionais, a discussão desencadeia a mudança e dissemina o crescimento;
realçar o papel dos arquivistas na implementação organizacional do Regulamento Geral da Proteção de Dados, em especial na contextualização dos dados pessoais, elemento base para a sua recolha, tratamento e conservação;
partilhar experiências, projetando a proximidade com as comunidades, numa abordagem que conjuga serviço público e a captação da comunidade que usufrui desses serviços.

Dê-nos conhecimento das suas iniciativas.

O Notícia BAD é o jornal dos profissionais de informação e documentação.
Celebremos o Dia dos arquivos em conjunto.

Juntos fazemos a diferença!

Similar Posts