DSC 2904

O 3º Encontro BAD ao Sul, desta vez dedicado ao tema “Comunicação e acesso à informação: desafios”, decorreu, no auditório do Museu Municipal, em Ferreira do Alentejo, no dia 29 de maio, tendo contado com a presença de cerca de 50 profissionais de informação da Região Sul do país.

Na sessão de abertura estiveram presentes diferentes edilidades, nomedamente o Presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo, Dr. Luís Pita Ameixa, a Chefe de Divisão da Cultura e Desporto, Dra. Maria João Pina, a representante da Direção Regional da Cultura do Alentejo, Dra. Cristina Pais, o 1º Secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, Dr. Fernando Romba e a Presidente da BAD, Dra. Alexandra Lourenço, cujas palavras e testemunhos reforçaram não só a importância da descentralização destes eventos, do trabalho que as bibliotecas e arquivos se encontram a desenvolver na região e respetivo impacto no território, como também a relevância em assegurar a regularidade da iniciativa.

Durante o período da manhã, tiveram lugar as sessões 24×7, divididas pelos eixos temáticos correspondentes: a) Públicos e Literacias e b) Acesso à informação, as quais possibilitaram conhecer projetos, práticas e reflexões sobre os respetivos temas.

O período da tarde incidiu sobre a reflexão em torno do papel da bibliotecas, arquivos e museus, enquanto espaços comunicacionais na atualidade.

DSC 2896

Na mesa-redonda pautou-se pelo ecletismo, com o objetivo de alargar o escopo do debate, conduzindo à identificação de diferentes desafios. Destacaram-se, deste modo, reptos de ordem diversa: a) como se comunica e respetiva intencionalidade; b) importância da imagem e a necessidade de reforçar o desenvolvimento de literacias nesta área; c) como lemos no contexto social e tecnológico atual, d) necessidade de promoção de níveis de profundidade da leitura; e d) reflexão sobre competências leitoras para alunos de diferentes ciclos de ensino.

A BAD agradece às diversas instituições cujo apoio permitiu a realização da terceira edição destes encontros, nomeadamente: Instituto Politécnico de Beja e Rede de Universidades Leitoras, Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Vale da Rosa, Crédito Agrícola e um agradecimento especial à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.

Similar Posts