paris

Com o objetivo de criar “um sector bibliotecário sólido e unido que potencie sociedades alfabetizadas e com elevados níveis de literacia, informadas e participativas”, a IFLA (International Federation of Library Associations) tem vindo a promover um debate e uma reflexão denominada IFLA Global Vision, para a qual convidou bibliotecários de todo o mundo.

Assim, e respondendo ao convite da IFLA, a BAD participou nos dias 15 e 16 de maio, no Workshop Regional da Europa que aconteceu na Cité Internationale Universitaire de Paris. Nesta ocasião foi apresentado o Relatório Sumário do IFLA Global Vision, e foi dada a oportunidade aos bibliotecários, de 36 países da Europa, de refletir e debater os pontos-chave e as oportunidades do mesmo.

Todos enfatizaram o orgulho que sentem, nos serviços que prestam, bem como, no desejo de fazer mais para garantir a todos nos seus países e, por conseguinte, na Europa, melhores possibilidades para aprender, ganhar, inovar e criar para que todos possam olhar o futuro com otimismo.

O Secretário Geral da IFLA, Gerald Leitner, destacou a discussão e o envolvimento de todos para e na Reforma do Copyright na União Europeia; para o Secretário Geral da IFLA: “O sucesso da Reforma do Copyright na União Europeia, só será alcançado com uma forte parceria entre a IFLA e as Associações de Bibliotecários, e o envolvimento de todos os Bibliotecários de todos os países europeus.”

Do envolvimento e discussão entre os bibliotecários ao longo dos dois dias, resultou, na perspetiva de Gerald Leitner “uma mensagem forte e unida, de toda a comunidade bibliotecária que representa a Europa, essencial para alcançar uma Visão Global”.

A Presidente da IFLA, Glòria Pérez-Salmerón, presente no encontro, e sempre participativa, afirmou “no quanto se inspira no que ouve dos colegas e no excelente trabalho que desenvolvem, acredita por isso que se todas as ideias e ações forem combinadas conseguiremos muito mais, pois “Juntos Criamos o Futuro!””.

A cada participante foi lançado o desafio de, na sua biblioteca, na sua comunidade, no seu país, contribuir para a Visão Global e ajudar à construção de um sector bibliotecário sólido e unido.

#Iflaglobalvision
#ourvisionourfuture

Similar Posts