rede de arquivos do alentejo

A Rede de Arquivos do Alentejo – Distrito de Évora (RAA-DE) terminou, no dia 13 de junho, o projeto de elaboração de um “Modelo de Regulamento de Arquivo” que pretende apoiar o trabalho dos responsáveis pelos arquivos nas organizações.

Tal como se refere na Introdução deste documento, “os municípios serão as entidades que, com maior facilidade, poderão adotar este regulamento.

Esta norma concede aos municípios um papel absolutamente central na proteção e na valorização do património arquivístico da sua área de intervenção, colocando-os como primeira linha das políticas arquivísticas. Essa função de protetores da memória coletiva local é essencial para a defesa da identidade nacional, pois é nesse patamar que a personalidade dos indivíduos, dos cidadãos, se constrói.”

Trata-se de um documento técnico produzido pelo Grupo de Trabalho de Gestão Documental, da Rede de Arquivos do Alentejo, que está aberto à crítica e ao debate para introdução de melhorias em futuras versões.

A produção de este importante documento vem demonstrar que o trabalho colaborativo, nas suas diversas formas, nomeadamente o das Redes de Arquivos, resulta e dá frutos.
Pode ter acesso ao modelo aqui!

Similar Posts