Jornadas Open Source 1

As III Jornadas de Open Source aconteceram no passado dia 15 de Junho, nas instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV, fruto de uma parceria entre a BAD e esta instituição.

Apesar de algumas ausências à última hora, impedindo fazer uma substituição à altura do que se pretendia, a sessão plenária deu uma imagem do panorama dicotômico desta realidade que pretendíamos trazer a lume:

  • por um lado a vertente mais tecnológica, da panóplia de sistemas ao dispor das organizações no que ao tratamento, disponibilização de informação (grosso modo) diz respeito, e por outro,
  • a vertente patrimonial, cultural que urge preservar e afirmar a sua identidade, a uma escala nacional e internacional!
FotoGrupoOpenSource

Da parte da tarde (sessões paralelas) tivemos um momento mais “hands on”, com a participação de variadas instituições (bibliotecas, arquivos, museus) que, de uma forma mais prática, partilharam as suas experiências na implementação de sistemas em Open Source, nos seus locais de trabalho! Uma visão bastante real das nossas instituições de memória no país.

Em jeito de conclusão, deixamos aqui algumas mensagens, partilhadas pelos profissionais:

• Necessidade de uma aproximação e estreitamento de relações entre a componente tecnologia e os profissionais de informação, museólogos e demais profissões;
• Maior incitamento ao trabalho e partilha em comunidade;
• Impulsionar os profissionais (bibliotecas, arquivos, museus) a ter uma voz mais ativa na BAD e a participar nos diferentes grupos de trabalho, de forma a atuar mais diretamente em prol das necessidades de uma comunidade.

A todos os que estiveram presentes e/ou interessados informamos que as apresentações estão a ser disponibilizadas aqui .

Similar Posts