Decorreu no passado dia 12 de Setembro mais um programa de mobilidade promovido pela BAD. Nesta 2ª edição da oferta “Formar para capacitar: um programa de literacia para a comunidade académica“, a instituição acolhedora partilhou o programa de formações promovido anualmente pela biblioteca, e destinado à sua comunidade académica.

destaqueFPIE

A Biblioteca da Faculdade de Psicologia / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa recebeu cinco colegas que oportunamente participaram neste programa: Margarida Carvalho e Isabel Nazaré (Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca João Paulo II), Isabel Pinto (Universidade Nova de Lisboa, NOVA IMS), Rita Guerreiro (Universidade de Coimbra, Biblioteca das Ciências da Saúde) e Sofia Amador (Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina).

MobilidadeBAD2018

A biblioteca que foi alvo desta visita tem assumido, na área da formação em literacia da informação, um papel interventivo que procura tornar a experiência de utilização dos seus espaços e recursos mais eficaz para o utilizador final. Para tal, desenvolve uma formação desenhada a pensar nos utilizadores. O Plano de Formação contempla, para além da formação inicial aos alunos em contexto de aula, e da formação tutorial na própria biblioteca, uma formação específica modular por unidades temáticas. Esta oferta formativa tende a suprir as carências em literacia da informação, procurando contribuir para o desenvolvimento de competências na pesquisa, avaliação e seleção, utilização e apresentação da informação. Tudo tendo em vista potenciar os processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no Instituto de Educação e na Faculdade de Psicologia.

sabes usar ferramentas

Após a receção, em que foram apresentadas as valências, espaços e serviços de um modo genérico – para além de toda a equipa -, foi tempo de pormenorizar a oferta formativa, em ambiente semelhante àquele em que é ministrada para os alunos. Assim, foram demonstrados os módulos:

  • Pesquisa em Recursos Eletrónicos (Catálogo da Universidade de Lisboa, Ebsco Discovery Service);
  • Citar e Referenciar com a Norma APA;
  • Gestão de Referências Bibliográficas com o My Endnote Web;
  • Apoio a Teses e Dissertações;
  • Powerpoint e Apresentações Orais

A apresentação destes módulos decorreu de forma abreviada, privilegiando-se, mais do que os conteúdos, o diálogo entre profissionais sobre as estratégias e propósitos na organização e oferta da formativa. A Biblioteca acolhedora congratula-se pelo interesse demonstrado pelas colegas inscritas e pela partilha de ideias e sugestões que a todos beneficia!

Autor: Tatiana Sanches

Similar Posts