Celebrar as Bibliotecas Escolares em outubro – “Porque eu amo a minha Biblioteca Escolar”

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar foi proclamado pela primeira vez, em 1999, por Blanche Wools, então, Presidente da International Association School Librarianship (IASL), e confirmado em 2005, por Peter Genco, também Presidente da IASL.
Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, responsável pela execução do Programa Rede Bibliotecas Escolares (RBE), constituído por uma equipa multidisciplinar à qual compete genericamente conceber, concretizar e avaliar iniciativas diversificadas de intervenção nesta tipologia de Bibliotecas, decidiu declarar a quarta segunda feira do mês de outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar.

Poster do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2018. Design da autoria de Chhavi Jain, Bibliotecária na Manav Rachna International School (Índia) e Abha Singh – Bibliotecária e Professora na Western Illinois University (Estados Unidos da América). Disponível na página web da IASL, em https://iasl-online.org/resources/Documents/islm/2018/ISLM%20poster%20A4.jpg

Em outubro de 2018, o tema escolhido pela IASL para a comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM) é Porque eu amo a minha Biblioteca Escolar (disponível na página web da IASL, em https://iasl-online.org/advocacy/islm/index.html).
O tema baseia-se no título da 47ª Conferência Anual, da International Association of School Librarianship (IASL), realizada em maio último, na Turquia – Inovação, Informação e Impato das Bibliotecas Escolares (iasl2018.org/). Os principais assuntos abordados na Conferência, giraram em torno das atividades de leitura, literatura e bibliotecas escolares; projetos inovadores e tendências na biblioteca escolar; espaços formais e informais de aprendizagem; transformação da aprendizagem; colaboração entre a comunidade escolar e professores; bibliotecas e cultura escolar; makerspaces, STEM e STEAM; tecnologias da informação nas bibliotecas escolares; aprendizagem ao longo da vida e literacia da informação e, por último, arquitetura e design da biblioteca escolar.

O objetivo do Dia e do Mês de outubro é a celebração das Bibliotecas Escolares e a valorização da importância dos programas das Bibliotecas na educação das crianças e dos jovens. Falamos, em programas que fomentam a promoção da literacia e da leitura; literacia dos media e da informação (por exemplo, competências e fluência em informação, transliteracia); literacia digital, aprendizagem baseada em investigação (por exemplo, aprendizagem baseada em problemas e pensamento crítico) e promoção da cultura do conhecimento. A integração em projetos e atividades realizadas com e pelas Bibliotecas Escolares, nomeadamente, aos níveis das áreas da literacia da leitura, literacia dos media e literacia da informação, seja eles, em ambientes físicos ou digitais, constituem uma das mais importantes estratégias para o sucesso escolar e para o desenvolvimento educativo e cultural dos jovens no século XXI.

Em 2018, a grupo de trabalho das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (ISLM), da IASL, é presidida por Breege O’Brien (Irlanda) e pelos restantes membros, Sunita Malekar – Bibliotecária na Mercedes Benz International School (índia), Hosea Tokwe – Professor na Midlands State University (Zimbabwe), Linda Thiebaud – Professora na Mcauliffe Elementary School (Estados Unidos da América), Chhavi Jain – Bibliotecária na Manav Rachna International School (Índia), Abha Singh – Bibliotecária e Professora na Western Illinois University (Estados Unidos da América) e Ms. Ramandeep – Professora no College of Education Their (Índia). Trata-se de um grupo de voluntários, cuja dedicação pelas Bibliotecas Escolares, levou-os a juntarem-se para trabalharem em conjunto, partilhar ideias, culturas e realizar atividades.

A título de exemplo, encontra-se em aberto até ao dia 13 de outubro, na página da International Association of School Librarianship (IASL), em – https://iasl-online.org/Digital-Bookmark-Exchange-2018, a participação no projeto piloto, Digital Bookmark Exchange Project. O projeto, coordenado por Chhavi Jain, Bibliotecária, na Manav Rachna International School (Gurugram), em Nova Deli (Índia), foi desenvolvido, em 2017, pela IASL, e integra-se nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

O presente grupo de trabalho encontra-se aberto a todos os responsáveis por bibliotecas escolares, independentemente de serem ou não membros da International Association of School Librarianship (IASL), os quais podem colaborar na página web disponível – “O que as pessoas estão a fazer para o ISLM”, consultar os projetos anteriores (https://iasl-online.org/ISLM-past-projects) e os projetos em curso.

Autor: Ana Margarida da Costa

Sobre o Autor

editorial@bad.pt