imagem ebook col

“No que diz respeito aos procedimentos concretos de gestão, desenvolvimento e curadoria das coleções, o paradigma digital vem alterar as próprias tarefas base destas atividades, tais como a seleção, a aquisição, o armazenamento e a preservação de documentos, para não falar dos produtos e serviços decorrentes, como os catálogos, a difusão e o empréstimo.” São estas as ideias que dão o mote ao livro com que generosamente a Manuela Barreto Nunes, com a chancela da Rede de Bibliotecas Escolares, nos presenteia!

No contexto das bibliotecas escolares não podemos ficar indiferentes à forma como as tecnologias têm tido impacto sobre as formas de aprender, ensinar e comunicar conhecimento. Este e-book “Bibliotecas escolares – gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital” de Manuela Barreto Nunes, vem trazer uma resposta pronta e adequada, mais do que necessária, para a reflexão e ação nestes contextos.

A obra propõe-se apresentar, segundo a introdução, “uma visão de conjunto da problemática associada à gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções em bibliotecas escolares na Era Digital. Uma contextualização teórica é associada a uma abordagem prática, com propostas de boas práticas e modelos de trabalho que poderão ser adaptados e reutilizados por cada biblioteca, ou rede de bibliotecas.” E como nos fazia falta um livro desta natureza: acessível, atualizado, construído de uma forma bem organizada e interessante e até, porque não referir, bonita!

Como para generalidade do trabalho, missão e funções dos que trabalham em bibliotecas, também as ideias que temos em torno das coleções têm de ser rapidamente atualizadas. Daí a importância desta obra, onde se propõem sugestões, ideias e exemplos, “que se apresentam como pontos de reflexão e pistas para a ação das bibliotecas escolares no caminho para um futuro recheado de incertezas.”

Sem dúvida, a ler e a manter por perto, pela sua abrangência, mas sobretudo pelos exemplos práticos, complementados com excelentes sugestões e instrumentos de análise, para todos aqueles que procuram aprofundar a área da gestão de coleções, e não apenas quem está nas bibliotecas escolares. Obrigada, Manuela!

E-book disponível aqui: https://app.box.com/s/v1tw8z25mmsms05jvwjeyuqdixcuushz

Autor: Tatiana Sanches

Similar Posts