Pode apoiar a BAD, sem qualquer encargo para si!

A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD) é uma das entidades beneficiárias de consignação de imposto. Assim, este ano pode novamente decidir apoiar a BAD através da consignação de 0,5% do seu IRS/ou IVA, bastando preencher o quadro 11 da sua declaração de rendimentos, com o Número de Identificação Fiscal 5 0 1 1 2 1 2 5 0.

irs2018 noticia

A consignação de 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado, depois de descontadas as deduções), caso tenha direito a reembolso, permite encaminhar para a Associação parte do valor que, de outra forma, será entregue ao Estado.

Os contribuintes podem, igualmente, consignar a dedução do IVA suportado pela exigência de fatura. Contudo, ao contrário da consignação do IRS, esta ação afeta o valor do imposto a pagar ou receber. O contribuinte, com este gesto, abdica da dedução do IVA suportado pela exigência de fatura e entrega à entidade escolhida o desconto no imposto que lhe cabia a si, por via desta dedução.

No momento da entrega da declaração anual de rendimentos, no IRS Automático ou na declaração de rendimentos (Modelo 3), basta apenas indicar NIF da entidade e o tipo de consignação: “IRS” ou “IVA” ou ambas.

Esta medida, para além de se poder tornar num relevante mecanismo de apoio financeiro para as entidades que dela venham a beneficiar, pretende estimular e otimizar o envolvimento e a proximidade dos cidadãos com a Cultura e com os seus agentes, amadores ou profissionais.

O empenho de todos os profissionais nesta ação, será muito significativo para ajudar a Associação a cumprir a sua missão!

Apoie a BAD, porque juntos fazemos a diferença!

Similar Posts