Vila Nova de Famalicão recebeu no dia 6 de abril a segunda reunião aberta do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus (GT-SIM) da BAD!

montagem fotos

O programa iniciou-se de manhã com a realização de uma reunião entre todos os participantes que começou com uma apresentação por João Machado do trabalho realizado em Vila Nova de Famalicão no âmbito da divulgação do seu património através do Sistema Integrado de gestão e Informação de Bens Culturais. A partir da experiência do município de Vila Nova de Famalicão conversámos sobre a necessidade de integrar conteúdos para responder a um público cada vez mais exigente e consumidor de informação em meios digitais. A integração da informação das instituições de memória potencia a atratividade dos territórios, nomeadamente através do turismo que se procura cada vez mais diferenciado e assente no conceito de experiência. No entanto, embora estas ideias sejam consensuais no plano das intenções, também discutimos as dificuldades que sentimos na implementação da gestão integrada de informação em entidades marcadas por estruturas organizacionais fixas que separam serviços com fins comuns. Há ainda um percurso longo a percorrer, mas estamos confiantes que o trabalho técnico e a colaboração entre pares pode ser essencial para produzir resultados que, a médio prazo, façam inverter essa tendência nas organizações.

Seguiu-se a apresentação de Alexandre Matos que se centrou em questões relacionadas com a documentação em museus. Neste âmbito, falou dos novos projetos de trabalho do GT-SIM, nomeadamente a preparação das recomendações para a gestão da informação nos museus portugueses e a tradução da nova versão da norma SPECTRUM. A versão 5.0 tem diferenças significativas, nomeadamente na introdução de novos procedimentos e eliminação de outros, bem como na sequência de apresentação que reflete também um novo entendimento dos requisitos obrigatórios ou recomendados. Estas alterações terão que ser espelhadas na tradução portuguesa, relativa à versão 4.0, assim como nos Guias técnicos de implementação do SPECTRUM PT, trabalho realizado pelo GT-SIM em 2017. A tradução e adaptação para a nova versão implicam um esforço considerável que será mais produtivo se for partilhado, pelo que apelamos à colaboração de todos os que voluntariamente possam contribuir para este novo projeto.

Depois da intensa e produtiva manhã de trabalho, merecemos o saboroso almoço partilhado no qual, como já, tinha acontecido em Torres Vedras, descobrimos que além de bons profissionais de informação também temos competências na gastronomia. Partimos depois à descoberta de Vila Nova de Famalicão, com visitas à Casa do Território, ao Museu Bernardino Machado e ao Arquivo Municipal Alberto Sampaio, equipamentos culturais de grande qualidade alicerçada na excelência dos seus recursos humanos.

Agradecemos a reportagem fotográfica pelo Paulo Pereira e o apoio e o acolhimento do Município de Vila Nova de Famalicão!

Esperamos por todos nas próximas reuniões! Pois ninguém sabe mais que nós todos juntos!

Em breve divulgaremos o programa da 3ª reunião aberta do GT-SIM em 2019!

Similar Posts