“Cartas da Natureza” é o primeiro projeto português a integrar a plataforma colaborativa Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos.

623cd992 b385 4a60 915f 5d0eb244cc91

O projeto “Cartas da Natureza” (ou Plant Letters na versão inglesa), que visa a transcrição de documentos das coleções e arquivos de história natural da Universidade de Coimbra (UC), foi lançado oficialmente a 17 de abril.

Atualmente, “o Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra (à guarda do Departamento de Ciências da Vida) contém mais de 5.000 cartas dirigidas aos diretores, naturalistas, jardineiros e outros colaboradores do Jardim Botânico”, revela o diretor do Jardim Botânico UC, António Gouveia. “O principal objetivo deste projeto é localizar espécies de plantas, os seus locais de origem e os cientistas que as estudaram, a partir da correspondência recebida no Jardim Botânico, entre cerca de 1870 e 1928”, acrescenta.

“Muita da informação e dados biológicos contidos nestes documentos históricos dizem respeito não só à biodiversidade do território nacional, mas também a muitos outros países com relações históricas com Portugal, principalmente da Comunidade de Países de Língua Portuguesa”, afirma o coordenador do projeto. Por isso, outro “objetivo fundamental” desta iniciativa, de acordo com António Gouveia, é que a divulgação de informação seja “útil nos esforços atuais desses países na definição de estratégias de conservação”.

O convite fica lançado para a “transcrição de cartas, manuscritas ou dactilografadas, de mais de 1100 correspondentes de todo o mundo por quem quiser participar nesta leitura partilhada de documentos históricos. A maioria das cartas estão em português, mas estão disponíveis cartas noutras cinco línguas (espanhol, francês, italiano, alemão e inglês).

“Cartas da Natureza” é o primeiro projeto português a integrar a plataforma colaborativa Zooniverse, a maior e mais popular plataforma de investigação colaborativa com cidadãos. Atualmente, a Zooniverse conta com dezenas de projetos ativos e mais de 418 milhões de classificações feitas por quase 1.8 milhões de utilizadores registados na plataforma. “Este tipo de investigação, com um grande volume de informação, é assim facilitado a partir destas plataformas colaborativas, reforçando também o compromisso da UC com a ciência aberta”, realça António Gouveia.

O projeto português é desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, em colaboração com o Jardim Botânico da UC e o Departamento de Ciências da Vida da UC.

“Cartas da Natureza” vai estar disponível através do endereço: https://www.zooniverse.org/projects/catedraunesco/plant-letters

 

Similar Posts