Aproxima-se o 13º Encontro Nacional de Arquivos Municipais nos próximos dias 18 e 19 de Outubro, na Casas das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Florence Clavaud

A presença de Florence Clavaud encontra-se confirmada.

Florence Clavaud é membro da equipa que, desde 2016, desenvolve o Projeto PIAAF – Pilote d’Interopérabilité pour les autorités archivistiques françaises, piloto de interoperabilidade para as Autoridades Arquivísticas francesas.

O projecto está a ser desenvolvido pelos Archives Nationales de France em parceria com o Service Interministeriale des Archives, a Bibliothèque Nationale e a Logilab. Teve início em 2016, após a apresentação pelo Conselho Internacional de Arquivos do documento Records In Context (RIC), modelo ontológico integrador das várias normas de descrição arquivística. Pretende servir de prova de conceito sobre a aplicação de tecnologias de web semântica à descrição arquivística. Visa provar que essas tecnologias podem ser usadas para representar com precisão os conjuntos de metadados arquivísticos, disponibilizando uma interface de pesquisa e exploração gráfica dinâmica.

Quando em Portugal se desenvolvem novos projectos para a descrição, como o projecto ICON, baseado na ontologia CRM, venha conhecer o percurso dos arquivos franceses e acompanhar um debate que se pretende elucidativo.

Florence Clavaud formou-se na prestigiada École des Chartres como arquivista e paleógrafa.

É desde 2013 responsável, nos Archives Nationales de Frances, pelo controlo das autoridades arquivísticas e pelos projectos de digitalização. Faz parte da equipa que desde 2016 desenvolve o Piloto para Autoridades Arquivísticas em France (PIAAF-Pilote d’Interopérabilité pour les autorités archivistiques françaises), projecto liderado pelos Archives Nationales de France.

2019 ARQUIVO HISTORICO 13 ENCONTRO NACIONAL ARQUIVOS MUNICIPAIS CTV 1080...

É membro executivo do Grupo de Especialistas para a Descrição Arquivística (EGAD) do Conselho Internacional de Arquivos (CIA), responsável pelo desenvolvimento de um modelo conceptual (Records in Contexts-Conceptual Model ou RiC-CM) e de uma ontologia RDFS / OWL para a descrição de arquivos.

Para mais informações sobre o 13ENAM aceda ao site em: https://www.bad.pt/eventos/event/13o-encontro-nacional-de-arquivos-municipais/

Similar Posts