Ciclo de Reflexão e Debates | Ontologias e a representação da informação em arquivo

 

Os Grupos de Trabalho de Gestão de Documentos de Arquivo (GT-GDA) e de Sistemas de Informação em Museus, (GT-SIM) da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), organizam no próximo dia de 10 de outubro, pelas 18h00, na sede da BAD, mais uma sessão do Ciclo de Reflexão e Debates. O próximo evento será dedicado à representação da informação.

A representação de informação no âmbito das instituições de memória sempre se apresentou como um desafio às suas comunidades de prática, dada a natureza heterogénea dos conteúdos que abrange. Nas últimas décadas, a evolução tecnológica ampliou esse desafio e veio potenciar a interligação da informação em redes de conhecimento cada vez mais abrangentes.

Nesta sessão vamos conversar sobre redes, dados ligados e ontologias e também sobre a resposta que as instituições de memória estão a dar a estes novos desafios. Será dado particular destaque à proposta de um novo modelo de descrição arquivística apresentada pelo Conselho Internacional de Arquivos (RiC – Records in Context) e iremos conhecer uma experiência prática de representação de património cultural através de uma ferramenta digital assente na tecnologia de grafos: o projeto HeritaMus, que reúne informação relativa ao fado enquanto património tangível e intangível.

Os oradores convidados desta sessão serão Maria José Almeida, que fará o enquadramento teórico do tema, e Pedro Félix, apresentando o projeto HeritaMus.

A 10º sessão do Ciclo de Reflexão e Debates é realizada nas  instalações da BAD para participar é necessário que proceda à sua inscrição através do formulário em linha!

 

Sobre o Autor

José Correia