Conferência Save the date

A Acesso Cultura convida escritores, ilustradores, editores, bibliotecários, professores, activistas, pais e leitores a participarem na conferência de abertura do projecto europeu Every Story Matters, que se realiza no dia 19 de Novembro de 2019, na Fundação Calouste Gulbenkian.

As sociedades europeias estão a tornar-se cada vez mais diversas. Infelizmente, essa realidade não é reflectida em todos os lugares: a literatura e o sector dos livros ainda permanecem muito homogéneos, em muitos aspectos. Não se trata apenas de quem escreve (e de quem é incentivado a escrever), mas de quem é publicado, quem fica no palco, quem fica na plateia, como as pessoas são retratadas e quais os leitores que se podem identificar com os personagens dos livros que estão a ler. Todas as pessoas têm o direito de descobrir a literatura e de criar histórias, independentemente do seu contexto socioeconómico ou cultural, género, orientação sexual ou capacidades intelectuais e físicas. No entanto, nem todos temos oportunidades iguais para o fazer.

O objectivo de Every Story Matters é aumentar a criação, disponibilidade e promoção de livros inclusivos para crianças e jovens e, ao fazer isso, (des-)envolver um público de leitura mais amplo e diversificado. O projeto visa nutrir a sensibilidade cultural de todos os jovens leitores, além de fornecer aos profissionais do livro (por exemplo, editores, bibliotecários, …) as ferramentas e estratégias necessárias para se tornarem mais inclusivos.

Com a nossa primeira conferência, queremos inspirar todos os profissionais e amantes do livro a trabalharem juntos para se tornarem mais inclusivos. Juntos, podemos mudar as coisas. Alguns dos nossos convidados confirmados são: 

  • Carla Oliveira – Editora, Orfeu Negro (PT)
  • Joana Estrela – Escritora, Planeta Tangerina (PT)
  • Chafina Bendahman – Editora, Rose Stories (NL)
  • Aimée Felone – Escritora, Knights Of (UK)
  • Susana Silvestre – Bibliotecas Municipais de Lisboa (PT)
  • João Paulo Proença – Professor, projecto READ ON project, Rede de Bibliotecas Escolares (PT)
  • Nadia Yracema, dramaturga (PT)

O programa detalhado da conferência será anunciado muito em breve. As línguas oficiais serão o português e o inglês. Haverá tradução simultânea.

Para mais informações contacte através do endereço electrónico: geral@acessocultura.org 

Similar Posts