18º Encontro Regional da BAD Açores

No próximo dia 29 de novembro, realizar-se-á no NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa, o XVIII Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, promovido pela Delegação Regional dos Açores da BAD, subordinado ao tema “Arquivos, Bibliotecas e Museus: Expectativas Versus Realidades na Sociedade Contemporânea”.

Durante a manhã decorrerão dois painéis que abordarão as temáticas “Acervos Documentais em Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentação e Museus: aproximações e convergências” e os “Novos desafios na gestão da informação no sector empresarial”, que contarão com a presença de representantes de Entidades como o Presidente da Fundação Sousa de Oliveira, Dr. Carlos Melo Bento e algumas Empresas Regionais, que irão abordar as problemáticas inerentes ao tema e subtemas em análise no Encontro Regional da BAD, Açores, entre elas a Empresa EAD, que contará com a presença do Dr. Paulo Veiga, que abordará entre outros assuntos, o papel do arquivista e da sua importância no seio das organizações.

O período da tarde iniciar-se-á com um painel dedicado ao “Património documental histórico: organizar o passado para servir o futuro” o qual contará com as intervenções do Centro Museológico do Coliseu Micaelense e com representantes do serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja, destacando-se a apresentação do Pe. Dr. Hélio Soares, com o trabalho de estudo sobre o Convento da Esperança/Santuário do Senhor Santo Cristo.

O quarto e último painel do dia será dedicado ao “Impacto do RGPD nas organizações: instrumentos normativos de aplicação no tratamento da informação arquivística”, envolvendo as comunicações da Dra. Sandra Francisco, Inspetora Jurista, na Administração Pública Central, que irão abordar as questões da informação arquivística na implementação do RGPD na Administração Pública e a comunicação do Dr. Daniel Melo, da Câmara Municipal de Lisboa, que irá debruçar-se sobre portarias de gestão documental e a classificação e avaliação da informação pública.

 

Para ficar a conhecer o programa, inscrições e outras informações aceda aqui!

 

Sobre o Autor

José Correia