Candidaturas abertas para o Prémio Bibliotecas Verdes da IFLA

 

O Prémio Bibliotecas Verdes da IFLA está aberto a candidaturas até 15 de janeiro de 2020 e é Patrocinado pela editora De Gruyter no valor de 500 euros, sendo que o prémio consubstancia muito mais do que meramente o valor pecuniário.

Atualmente a questão ambiental está a ser discutida em todo o mundo, qual será o papel das bibliotecas enquanto serviços públicos de acesso à informação e enquanto consumidores de recursos?

A “biblioteca verde” ou “biblioteca sustentável” deverá minimizar a sua pegada ecológica através de opções de gestão, ao mesmo tempo que facilita o acesso a informação sobre questões ambientais e que são atualmente, do domínio e da responsabilidade de todos nós.

Se a sua biblioteca se preocupa em desligar os consumíveis de energia quando estes não estão a ser utilizados, se opta por minimizar o consumo de água e se faz uma correta gestão de resíduos que produz principalmente porque, consegue reutilizar diminuindo o peso de materiais nos ecopontos (a separação de resíduos é fundamental) e se para além destas simples questões de gestão, consegue tornar acessível informação/formação de maneira que o seu utilizador se transforme num cidadão ambientalmente informado: então está a transformar a sua biblioteca numa biblioteca mais sustentável.

Mas e se apenas reúne um projeto ambiental no qual envolve toda a biblioteca e que é extensível à participação local e à sua comunidade? Também aqui deve considerar a sua participação.

São já várias as bibliotecas que concorrem desde 2016 ao Prémio Bibliotecas Verdes e onde verificamos através dos números crescentes, uma preocupação global na vontade de enquadrar procedimentos ambientalmente sustentáveis na vivência diária destas bibliotecas de todo o mundo.

Na verdade, concorrem com projetos globais para a sustentabilidade ambiental da biblioteca, mas também com projetos concretos e inseridos na sua própria programação.

Caso pretenda conhecer os vencedores e finalistas de anos anteriores aceda a https://www.ifla.org/node/10159

Caso considere a sua participação toda a informação é disponibilizada através do ENSULIB – Grupo de Trabalho em Ambiente, Sustentabilidade e Bibliotecas (IFLA) onde poderá descarregar também a ficha de inscrição em https://www.ifla.org/node/92672

Não deixe de participar!

Autora: Sandra Dias

Sobre o Autor