Banner 600 400 FB

No final de 2019, a Comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, num evento sobre literacias para o Séc. XXI desafiou uma plateia de bibliotecários com as seguintes questões:

  • Que problema das vossas comunidades podem ajudar a resolver?
  • Como é que as vossas bibliotecas podem ajudar os europeus na sua vida?

Numa altura em que as bibliotecas em todo o mundo foram surpreendidas com a epidemia do COVID-19, tendo sido forçadas a encerrar portas e a rapidamente repensar a sua relação com a comunidade, ficou exposto de forma mais vincada as suas fragilidades e a sua capacidade de reagir rapidamente para continuarem a cumprir a sua missão. Afastadas da sua relação com o público na sua vertente tradicional, a do acesso à leitura, algumas bibliotecas puseram em marcha alternativas oferecendo serviços limitados via Internet ou procuraram recriar a sua função na comunidade.

Num futuro que se apresenta incerto para as bibliotecas de que forma esta experiência pode fazer-nos repensar sobre o seu papel? Como transformar este desafio numa oportunidade de tornar as bibliotecas mais úteis e relevantes para a sua comunidade? Que problemas podemos antever para as comunidades no futuro próximo e de que forma poderão as bibliotecas contribuir para a recuperação social?

Estas e outras questões serão abordadas neste debate que contará com a presença de Manuela Barreto Nunes, Miguel Mimoso Correia, Nuno Marçal, João Guerreiro, Zélia Parreira e Susana Lopes. Moderação: Bruno Duarte Eiras

Para inscrições aceda ao site dos Eventos BAD em: https://www.bad.pt/eventos/

 

Similar Posts