Maio – Mês de Museus. Coleção on-line do Museu Bordalo Pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro possui uma notável coleção da obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro e do seu filho Manuel Gustavo. A multiplicidade de conteúdos e de significações associadas à sua obra confere-lhe um duplo estatuto de objeto de arte e de documento.

A partir da coleção de Ernesto Cruz Magalhães, fundador do Museu em 1916, o acervo tem vindo a ser enriquecido ao longo dos últimos cem anos. A coleção conta com cerca de 13 200 objetos distribuídos pelas seguintes categorias: Azulejaria, Cerâmica, Desenho, Equipamentos e Utensílios, Documentação, Fotografia, Gravura, Pintura, Escultura, Mobiliário, Têxteis, entre outras.

Com o objetivo de estimular a fruição e o conhecimento do acervo, o Museu disponibiliza o acesso a imagens e informação através da sua Coleção on-line.

O inventário conta com mais de 13 mil registos realizados por diversos colaboradores do Museu ao longo do seu tempo de existência. Esta ferramenta visa constituir um instrumento de referência para consulta, estudo e difusão pública da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, de outros artistas e autores. Permite partilhar imagens, enviar sugestões por e-mail, selecionar um conjunto de obras e reuni-las em a minha coleção.

A importante colaboração da Sistemas do Futuro foi decisiva para a concretização deste projeto. Logo que possível, será feita uma apresentação pública da Coleção on-line para dar a conhecer as possibilidades desta ferramenta e orientar a exploração de alguns temas.

Boas pesquisas!

Cláudia Freire (Museu Bordalo Pinheiro)

Sobre o Autor

Grupo de trabalho BAD de Sistemas de Informação em Museus