bannerwebinar

O Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior propõe uma sessão sobre as recomendações fundamentais no trabalho das bibliotecas de Ensino Superior.

Participe e inscreva-se!

Título: RECOMENDAÇÕES PARA AS BIBLIOTECAS DE ENSINO SUPERIOR DE PORTUGAL 2020-2022: APRESENTAÇÃO PÚBLICA E DISCUSSÃO
Promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior

Data e hora: 14 de maio de 2020, das 14h30 às 15h30.

Orador: Pedro Príncipe (Universidade do Minho, Serviços de Documentação)

RESUMO
No final de 2015 o Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD elaborou e disseminou as primeiras Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior. O contexto das bibliotecas evoluiu e foi necessário refletir aprofundadamente sobre as áreas chave do trabalho destas bibliotecas. Em 2020 são visíveis transformações e a necessidade de adaptação das bibliotecas a mudança que emerge no ensino superior, nas tecnologias e nas formas de comunicação e partilha da informação, no suporte ao utilizador e nas diversas áreas de apoio ao ensino e à investigação. Assim, foram desenhadas doze Recomendações, agregadas em torno de quatro eixos fundamentais no trabalho das bibliotecas de Ensino Superior: Apoio ao Ensino e à Aprendizagem, Apoio à Investigação, Desenvolvimento Profissional e Organizacional, Redes, Cultura e Património. A consolidação da versão final das Recomendações para 2020-2022 decorre da integração dos contributos recolhidos em várias sessões de trabalho, que agora se apresentam pela primeira vez a público procurando obter mais feedback da comunidade de
profissionais das BES.

O QUE SE PODE APRENDER ?
O estabelecimento de políticas nacionais para a área das bibliotecas, em particular para as bibliotecas do Ensino Superior, deve passar pela implementação de documentos normativos e linhas orientadoras que consigam guiar os profissionais na implementação de programas e na construção de boas práticas.
Estas Recomendações são um contributo fundamental no alinhamento estratégico do trabalho dos profissionais, constituindo-se assim como um documento incontornável que todos os envolvidos devem conhecer sendo parte ativa na sua discussão e implementação.

A QUEM SE DESTINA ?
Profissionais de Informação, dirigentes e decisores do ensino superior e outros interessados.

Inscrições gratuitas mas de carácter obrigatório

 

Similar Posts