Conversas out.2020

Esta 4.ª feira (dia 7) aconteceu mais uma edição das Conversas com Norte. Encontramo-nos novamente online, para dar a conhecer mais alguns associados e profissionais do Norte e sentir o pulsar de vidas dedicadas ao universo da informação, na partilha e preservação do património documental e história local.

A voz do “Associado na Primeira Pessoa” foi-nos dada pelo colega António Maranhão Peixoto, que nos levou numa verdadeira viagem de nomes de profissionais que a maior parte de nós conhece ou já se cruzou, fazendo-nos percorrer algumas etapas importantes e impulsionadoras de mudança na história dos arquivos em Portugal. Verdadeiro apaixonado pelo que faz, veste a pele de arquivista, afirmando-se um dedicado defensor do trabalho desenvolvido pela BAD, na defesa e na afirmação da profissão e dos seus profissionais.

Para nos falar sobre o tema: “Inovar em serviços de informação, precisa-se!” contamos com a presença da Sofia Costa Fernandes, arquivista no Arquivo Municipal de Penafiel e, para a acompanhar nesta conversa, comentar e juntar outras vozes que aqui estavam, convidamos a Carla Eiriz, arquivista no Arquivo Municipal de Vila Real.

Aqui foi-nos dada uma perspectiva de quem há largos anos se dedica aos arquivos municipais. Em algumas pinceladas a Sofia fez-nos passar por alguns momentos que marcaram os arquivos, quais as opções que foram possíveis de ser tomadas, sempre reinventando-se face aos constrangimentos políticos e económicos ou, mais recentemente, perante a situação pandémica que estamos a viver. Uma partilha e uma visão da realidade que vivemos no nosso país, onde as assimetrias ainda se fazem sentir de forma bastante evidente. 

Muito obrigada por esta paixão e dedicação pelo que fazem, que transpira nas vossas palavras e que a nós nos fizeram sentir à flor da pele! 

Esperamos poder contar convosco para outras partilhas e outras “Conversas com Norte”. Voltamo-nos a encontrar a 11 de Novembro.

Esta Conversa já está disponível no canal do youtube da BAD.

Similar Posts