Competências em Ciência Aberta para Bibliotecários – Reunião aberta GT-BES (26 Novembro 2020)

O leque de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para uma prática adequada da Ciência Aberta (CA) pode ser desafiante para muitos bibliotecários e investigadores, particularmente aqueles que se iniciam nos conceitos e práticas deste ecossistema. Nesta reunião aberta, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD propõe-se criar uma dinâmica de diálogo e reflexão em torno deste tema. O principal objetivo será identificar as competências necessárias para qualquer pessoa que deseja aperfeiçoar as suas capacidades na gestão de processos e sistemas, sentindo-se apto a operacionalizar as diversas componentes da Ciência Aberta.

INSCRIÇÕES

É convidada para esta conversa online Cecile Swiatek (LIBER skills working Group), que falará sobre Open Science Skills for Librarians. A sua comunicação assenta no trabalho já desenvolvido por esta associação europeia. Em 2019, o LIBER skills working Group embarcou num projeto para definir as habilidades necessárias para o operacionalizar a Ciência Aberta e alinhá-las com a Estratégia 2018-2022 da LIBER. Após vários meses de trabalho, chegou ao esquema de visualização Open Science Skills, que identifica as habilidades e conhecimentos necessários para por em prática o ecossistema da Ciência Aberta de forma eficaz:

LIBER - Open Science Skills Visualisation

Estamos cientes de que a implementação de estratégias para a Ciência Aberta ainda não é uniforme e abrangente em todo o território nacional. Por isso, todos estão convidados a debater estas linhas de ação e a refletir conjuntamente sobre futuras recomendações para o desenvolvimento de formação para os profissionais para corresponder a estes objetivos. É necessário que os profissionais das bibliotecas do Ensino Superior se posicionem para apoiar a abertura de processos de investigação, liderando a mudança de mentalidades e a implementação de políticas, ferramentas e infraestruturas que apoiem universalmente o crescimento e a partilha de conhecimento de forma aberta.

Pedro Príncipe, Tatiana Sanches (GT-BES)

Sobre o Autor

Pedro Príncipe: Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Atualmente Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Formador na área TIC. Coordenador do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior da BAD.