O leque de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para uma prática adequada da Ciência Aberta (CA) pode ser desafiante para muitos bibliotecários e investigadores, particularmente aqueles que se iniciam nos conceitos e práticas deste ecossistema. Nesta reunião aberta, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior da BAD propõe-se criar uma dinâmica de diálogo e reflexão em torno deste tema. O principal objetivo será identificar as competências necessárias para qualquer pessoa que deseja aperfeiçoar as suas capacidades na gestão de processos e sistemas, sentindo-se apto a operacionalizar as diversas componentes da Ciência Aberta.

Liber webinar openscience

INSCRIÇÕES

É convidada para esta conversa online Cecile Swiatek (LIBER skills working Group), que falará sobre Open Science Skills for Librarians. A sua comunicação assenta no trabalho já desenvolvido por esta associação europeia. Em 2019, o LIBER skills working Group embarcou num projeto para definir as habilidades necessárias para o operacionalizar a Ciência Aberta e alinhá-las com a Estratégia 2018-2022 da LIBER. Após vários meses de trabalho, chegou ao esquema de visualização Open Science Skills, que identifica as habilidades e conhecimentos necessários para por em prática o ecossistema da Ciência Aberta de forma eficaz:

LIBER SUNBURST Jan2020v4.2 02
LIBER - Open Science Skills Visualisation

Estamos cientes de que a implementação de estratégias para a Ciência Aberta ainda não é uniforme e abrangente em todo o território nacional. Por isso, todos estão convidados a debater estas linhas de ação e a refletir conjuntamente sobre futuras recomendações para o desenvolvimento de formação para os profissionais para corresponder a estes objetivos. É necessário que os profissionais das bibliotecas do Ensino Superior se posicionem para apoiar a abertura de processos de investigação, liderando a mudança de mentalidades e a implementação de políticas, ferramentas e infraestruturas que apoiem universalmente o crescimento e a partilha de conhecimento de forma aberta.

Pedro Príncipe, Tatiana Sanches (GT-BES)

Similar Posts