bannerwebinar2020 1

A BAD promove um Webinar sobre a gestão dos processos de obras particulares nos municípios em Portugal.

Participe e inscreva-se!

Título do Webinar: OBRAS PARTICULARES: A CONSTRUÇÃO E A GESTÃO DE PROCESSOS

Data e hora: 26 de novembro de 2020, das 21h às 22h.

Orador: Paulo Batista (CIDEHUS.UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e Arquivo Municipal de Lisboa)

RESUMO
Pretende-se com este webinar apresentar um resumo dos resultados de um questionário enviado em 2016-2017 aos 308 municípios portugueses, no âmbito de uma tese de doutoramento em Documentación, apresentada à Universidad de Alcalá, em Espanha, relativo à gestão dos processos de obra particulares, em que se alcançou uma taxa de resposta de 42,85%. Por conseguinte, este webinar tem como objetivo interpretar e comunicar os resultados mais relevantes identificados nos municípios de Portugal, no que respeita à gestão desta unidade de informação, desde a produção, ou mesmo antes, até à sua difusão.
A interpretação desta unidade de informação assume grande significado, já que é aquela que, por um lado, é produzida em maior quantidade pelos serviços de qualquer município e, por outro, a mais procurada e a que provoca maior número de pedidos de reprodução pelos utilizadores dos respetivos arquivos, sendo bastante distinta do ponto de vista cronológico, tipológico, informativo e de suportes. É ainda, por regra, a que nestes serviços de informação possui maior afetação de colaboradores para a sua organização, descrição, conservação e comunicação. Ainda assim, trata-se de uma unidade de informação raramente estudada, não só em Portugal, mas na generalidade dos países, sendo quase inexistentes os artigos ou trabalhos académicos que a aprofundam.
Em síntese, os processos de obra particulares, para além do seu extraordinário valor primário (probatório, isto é, administrativo, legal ou financeiro), claramente a principal razão que determina a sua elevada procurada pelos utilizadores, internos e externos, dos arquivos municipais e outros serviços onde se podem encontrar, caraterizam-se por uma notável riqueza e diversidade informacional. Estes elementos concorrem decisivamente para que seja uma unidade de informação indispensável para o estudo da evolução urbanística e arquitetónica de qualquer cidade, justificando a sua conservação permanente nos arquivos, como testemunho da atividade da entidade produtora e da memória coletiva.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

  • Enquadramento genérico do município em que se insere o arquivo municipal;
  • Caraterização dos colaboradores do arquivo municipal;
  • Identificação dos serviços do arquivo municipal;
  • Comunicação e interpretação da informação de obras existente nos arquivos municipais;
  • Caraterísticas físicas do “Arquivo de Obras”;
  • Aspetos fundamentais da prevenção e conservação da informação de obras que se encontra nos arquivos municipais.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Profissionais de Informação, dirigentes e decisores dos municípios e outros interessados.

Preço de associado: Gratuito
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts