bannerwebinar2020 1

O Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior propõe um Webinar sobre os referenciais internacionais para a Literacia da Informação.

Participe e inscreva-se!

Título do Webinar: REFERENCIAIS INTERNACIONAIS PARA A LITERACIA DA INFORMAÇÃO
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior

Data e hora: 16 de dezembro de 2020, das 14h às 15h

Local: Em linha, na plataforma Zoom Webinar

Oradores: Tatiana Sanches (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa), Maria da Luz Antunes (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa), e Carlos Lopes (ISPA-Instituto Universitário). Todos integram o APPsyCI, do ISPA-Instituto Universitário.

RESUMO
No início de 2020 o Grupo de Trabalho para as Bibliotecas do Ensino Superior publicou as novas “Recomendações para as Bibliotecas do Ensino Superior 2020-2022”. A primeira recomendação, integrada na primeira vertente de atuação (Apoio ao Ensino e à Aprendizagem) refere-se à importância de “Reforçar as competências em literacia da informação” e preconiza: Reforçar as competências em literacia da informação alinhadas com as necessidades dos utilizadores, estabelecendo estratégias de capacitação para públicos diversificados com recurso a formatos e canais variados, oferecendo programas de formação de qualidade que incluam abordagens integradoras, a definição de objetivos de aprendizagem e a planificação com recurso a referenciais internacionais. Este é o mote que inspira o presente webinar. Procura-se ir ao encontro das necessidades dos bibliotecários das IES que buscam apoiar os estudantes na prossecução dos seus trabalhos académicos, assentes no bom uso da informação. Para tal importa conhecer as mudanças pedagógicas emergentes que podem aproveitar para o desenho dos seus cursos, integrando esse conhecimento numa oferta formativa mais segmentada, clara e objetiva, e baseada em referenciais internacionais, como é o caso da Framework for Information Literacy for Higher Education (ACRL, 2016).

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?
As linhas orientadoras para este webinar assentam em modelos, referenciais, estratégias, indicações práticas e dicas para inspirar e reformular a formação, cursos e currículos, associando de forma integrada a literacia da informação às aprendizagens, promovendo e buscando critérios de qualidade e dando continuidade às premissas que fazem do apoio ao ensino e à aprendizagem uma pedra basilar na atuação dos bibliotecários do ensino superior.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Profissionais de Informação, professores, investigadores e estudantes do ensino superior e outros interessados.

Preço de associado: Gratuito
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts