CTDI silvia badnorte 2020

A Delegação Regional do Norte da BAD, representada pela colega Sílvia Cardoso, marcou presença no XIV Encontro CTDI, que decorreu no dia 03 de Dezembro, em formato online, via Zoom.

Este Encontro realiza-se anualmente pelos estudantes do Curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, e, este ano, subordinado ao tema “A desinformação na era da informação: Novos Desafios para a Gestão da Informação”, procurou proporcionar um espaço privilegiado de reflexão e partilha de saberes, experiências e boas práticas, de forma a combater esta realidade negativa e que exige de todos esclarecimento e desenvolvimento de espírito crítico, para além das políticas e legislação existente sobre a matéria.

O tema emergente numa sociedade que tem de lidar com a forma deliberada como a desinformação se propaga sem muito esforço à escala global, abre perspectivas inéditas para estudos na área do comportamento digital e da ética da informação. Daí que este tipo de abordagens em eventos científicos dentro e fora da profissão sejam de extrema importância e encaradas pela Associação como necessárias e indispensáveis para que os profissionais da informação, através de momentos de reflexão e partilha, adquiram as tendências e as competências necessárias para lidar da melhor forma com este problema que é de todos.

Sabemos que os comportamentos como as estratégias das fake news e da desinformação só terão menos impacto se houver uma maior consciencialização por parte dos cidadãos, e é aqui que o profissional da informação assegura o seu papel predominante.

A BAD endereça um especial agradecimento à Direção do Curso e à Organização do evento pelo convite mais uma vez à participação.

Toda a informação sobre o evento pode ser consultado aqui: https://encctdi.wixsite.com/-xiv.

Similar Posts