Em 2020, o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas da BAD definiu como linhas prioritárias de ação:

  • A definição do perfil do profissional de bibliotecas, nas categorias de Técnico Superior, Assistente Técnico e Assistente Operacional, identificando a formação e as competências necessárias para o desempenho de funções em bibliotecas públicas, com um nível de qualidade e capacidade de resposta às necessidades. Pretende-se que este documento possa ser uma referência útil, quer na área da contratação de recursos humanos, quer no desenvolvimento da formação adequada;
  • Gestão de documentos. Pretendemos criar um repositório/base de dados, com documentação relevante para a aprendizagem autónoma contínua e consequente melhoria no desempenho das funções;
  • Boas práticas. Criação de um “catálogo de boas práticas” para apoio aos bibliotecários em exercício de funções;
  • Código de ética para os profissionais das bibliotecas públicas.

Nesta perspetiva, foram formados pequenos subgrupos, de carácter operacional, e estão a decorrer as reuniões iniciais de cada uma destas iniciativas:

biblioteca
Maia Primeira Mão

1 de fevereiro – Grupo das Boas Práticas

2 de fevereiro – Grupo do Código de Ética

3 de fevereiro – Grupo do Perfil Profissional

4 de fevereiro – Grupo da Gestão de Documentos

Durante estas reuniões estão a ser delineadas as estratégias de trabalho, distribuída documentação de apoio, atribuídas tarefas e definidos prazos de execução. A participação nestes subgrupos continua aberta, mas pede-se que os seus membros participem efetivamente nos trabalhos.

O propósito desta iniciativa é criar um conjunto de orientações e recomendações que garantam maior homogeneidade, mas sobretudo, maior qualidade no serviço de biblioteca pública, induzida pelo factor diferenciador: o profissional.

 

Comissão Coordenadora do GT-BP

Similar Posts