A Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e da Documentação procedeu a uma revisão estatutária em 2020 que, entre outras modificações, instituiu a Delegação Regional do Alentejo, constituída por uma direção com um representante no Conselho Nacional e quatro vogais. Na sequência das eleições realizadas em dezembro foi constituído o grupo de trabalho da referida delegação, cujo mandato decorrerá até 2023.

alentejo

Os elementos que constituem a Delegação Regional do Alentejo são:

  • Jorge Janeiro, representante da delegação no CDN da BAD, com o pelouro da Comunicação, é arquivista e responsável pelo Arquivo Distrital de Évora;
  • Isabel Campaniço, vogal com o pelouro dos Associados, é arquivista e responsável pelo Arquivo Municipal de Beja;
  • Maria Armanda Salgado, vogal com o pelouro do Editorial, é bibliotecária e responsável pelo serviço de Educação e Biblioteca do Município de Ferreira do Alentejo;
  • Paula Santos, vogal com o pelouro da Profissão, é bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal de Beja;
  • Sandra Patrício, vogal com o pelouro da Formação, é arquivista e responsável pelo Arquivo Municipal de Sines.

É com esta equipa que poderá contar nos próximos três anos como ponto local de ligação da sua associação profissional que, segundo a organização definida pelos estatutos da BAD, tem como território de intervenção a NUT Alentejo, abrangendo todo o Alentejo e a Lezíria do Tejo.

Nos próximos anos iremos desenvolver várias ações que visam conhecer melhor a realidade do setor na região, sensibilizar as entidades para a importância e para os problemas das bibliotecas e dos arquivos, aumentar o nível de formação dos profissionais e fomentar a partilha do conhecimento técnico e científico. Tudo isto só poderá acontecer se as entidades, os profissionais e, em especial, os associados, colaborarem connosco. Por isso, colabore nas nossas iniciativas e, através do nosso email (alentejo@noticia.bad.pt), faça-nos chegar as suas sugestões e as suas preocupações. Vamos “Construir Juntos” o nosso futuro!

Apelamos para que, se for profissional da área, se torne associado ou que proponha a adesão à sua entidade para que esta seja associada da BAD. Ser associado traz vantagens, sendo uma delas a possibilidade de frequentar formações a preços acessíveis e on-line.

Juntos, vamos dar mais força às bibliotecas e aos arquivos!
A Direção da Delegação da BAD Alentejo

Similar Posts