“Nós preparamos informação para que seja possível o seu usufruto”, Silvestre Lacerda em entrevista na História do Jornal de Notícias

Silvestre Lacerda, Director-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi entrevistado pela revista História do Jornal de Notícias de Dezembro de 2020. Numa revista de divulgação histórica, Silvestre Lacerda reforçou o papel dos profissionais da informação, quer arquivistas ou bibliotecários, como intermediários da informação registada em documentos.

Entre as traves-mestras do director-geral para a área dos arquivos estão a preservação e a acessibilidade dos documentos electrónicos hoje produzidos pela Administração Pública e que serão os arquivos do futuro. Também os documentos de conservação permanente têm merecido uma estratégia de divulgação. A disponibilização de descrições arquivísticas e imagens digitais contribuíram para diversificar o público que acede à informação arquivística e, no que respeita aos registos paroquiais (registos de baptismos, casamentos e óbitos), a digitalização já se cifra entre 95 e 98% do total.

Na área das bibliotecas a tutela tem vindo a apoiar as bibliotecas municipais estimulando o seu funcionamento em rede de forma a potenciar os recursos e reforçar o seu potencial cidadão. O director-geral sublinhou o recente prémio de boas práticas em bibliotecas públicas que distinguiu o projecto de “Bibliomóvel de Proença-a-Nova”, que possibilitou ao cidadão aceder a uma loja de cidadão móvel, para além dos serviços tradicionais de biblioteca.

Sandra Patrício
Vogal da Delegação Regional  Alentejo da BAD

Sobre o Autor