Estudo BAD

Foi criada pela primeira vez na Associação, para o triénio 2021-2023, uma área de intervenção dedicada à Profissão, com a atribuição de um vogal. Desde sempre, a BAD incluiu nos fins e objetivos, e nos planos de ação, o tema da Profissão, mas com a criação desta área específica, a associação ganhará mais força e meios humanos para trabalhar o tema.

Assim, uma das linhas de ação da área de intervenção Profissão é iniciar o projeto de um Estudo para identificar e caracterizar os Profissionais de Informação e Documentação em Portugal.

É muito importante contactar os profissionais para fazer uma reflexão atual sobre a profissão na área da informação e documentação e acompanhar as novas tendências e desafios da profissão, para além de outros benefícios para a investigação e para a associação, noutras áreas de intervenção. Este estudo irá fornecer informação que permitirá o conhecimento aprofundado e rigoroso acerca do capital que são os profissionais da informação e documentação a nível nacional, regional e local.

Será uma fonte única de dados que caraterizará o universo desta profissão. No final do triénio 2021-2023, irá ser possível ter um retrato aproximado sobre quantos são e quem são os profissionais da informação e documentação em Portugal e poder-se-á avaliar, analisar e refletir os dados recolhidos, depois de tratados e referenciados a este momento temporal específico.

Luísa Alvim

Vogal da Profissão do Conselho Nacional da BAD

Similar Posts