infografico stat rnbp 2019 NL

A Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas(DGLAB) divulgou, esta semana, os resultados do Relatório Estatístico da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) 2019.

Os dados deste relatório são obtidos através do preenchimento de um questionário, enviado pela DGLAB a todas as bibliotecas que integram a RNBP e refletem a vida e funcionamento destas instituições: número de unidades, investimento realizado, dimensão e evolução do fundo documental e outros recursos, dinâmica de frequência e utilização, número e tipologia de atividades e serviços disponibilizados à população, etc.

Uma vez que ficam por diagnosticar os dados estatísticos das Bibliotecas dos 64 concelhos (com Biblioteca) que não integram a RNBP, sugerimos que seja avaliada a possibilidade de elaboração de um questionário similar, a aplicar a essas Bibliotecas, que possa produzir dados que,além de permitirem a comparação com a realidade das Bibliotecas da RNBP,evidenciem um retrato mais fiel do país.

Felicitamos a DGLAB pelo trabalho realizado e por promover a realização desde questionário/relatório de forma sistemática, desde 1993, o que já permite a obtenção de séries de dados bastante consistentes, que possibilitam a análise e estudo da evolução da RNBP e das Bibliotecas que a integram. Em 2019, foram obtidas respostas de 238 dos 239 Municípios com Biblioteca que integram a Rede.

#SomosBibliotecas

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas

Similar Posts