bannerwebinar2020 1

Com este webinar, os oradores Maria da Luz Antunes, Carlos Lopes e Tatiana Sanches, através do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior, vão apresentar e explicar o fenómeno das revistas predadoras.

Participe e inscreva-se!

Título do Webinar: REVISTAS PREDADORAS
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior da BAD

Data e hora: 7 de maio de 2021, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)

Oradores: Maria da Luz Antunes (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa), Carlos Lopes (ISPA-Instituto Universitário), Tatiana Sanches (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).

RESUMO
A publicação dos resultados de investigação numa revista científica requer tempo e recursos, desde o processo de submissão até à publicação. Existem muitos obstáculos na publicação, sendo que alguns são inerentes ao processo em si, mas outros são criados justamente pela sociedade.
O fenómeno das revistas predadoras surgiu há alguns anos, quando as revistas começaram a cobrar aos autores taxas de publicação – article processing charges (APC). O seu crescimento também foi facilitado pela transição das revistas impressas para as revistas eletrónicas, alterando o modelo de receitas das revistas impressas. Após o ano 2000 surgiram muitas revistas que asseguravam uma publicação rápida, taxas de aceitação elevadas e reduzidos APC aos autores. Pressionados pelo imperativo de publicar (publish or perish), este cenário atraiu os investigadores, alguns com recursos limitados para pagar os elevados APC das revistas mais respeitadas e reputadas.
A falta de conhecimento e de sensibilização sobre as práticas predadoras de revistas pode comprometer os investigadores e o seu trabalho quando não leem atentamente o que assinam, não verificam a autenticidade do website da revista, esquecendo que, com o atual desenvolvimento tecnológico, é muito fácil simular uma imagem credível na Internet.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Este webinar tem como objetivos esclarecer os participantes sobre o que são revistas predadoras, as suas características, o seu modus operandi e o seu impacto na comunidade científica. Discutem-se ainda algumas recomendações de apoio aos investigadores para a identificação de revistas predadoras.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Profissionais de Informação, professores, investigadores e estudantes do ensino superior e outros interessados.

Preço de associado individual: Gratuito
Preço de associado colectivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts