logo RIBBA

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo, RIBBA, rede composta por treze bibliotecas municipais: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde,  Cuba,  Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa, Vidigueira, dos municípios que integram a Cimbal – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, inscreve anualmente numa das suas linhas de trabalho a uniformização de documentos técnicos e normativos importantes para a valorização e equidade dos serviços prestados às populações do seu território.

Entre os documentos produzidos destacamos:

  1. Normas para o serviço de Empréstimo Interbibliotecas da RIBBA, que desde 2015 tem facilitado o acesso das pessoas de cada concelho à totalidade dos documentos disponíveis nas 13 bibliotecas.
  2. Normas relativas à aceitação de ofertas, que desde 2017 tem permitido receber e integrar de forma sustentada, normalizada e concertada entre todas as bibliotecas, as intenções de oferta de documentos das pessoas de cada concelho.
  3. Guia de gestão de colecções, que desde 2020 tem permitido optimizar os recursos de cada biblioteca em beneficio de todos os residentes neste território.
  4. Guia de Gestão de Registo de Utilizadores, que desde 2021 adaptou e normalizou o registo de utilizadores de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados.

O contexto epidemiológico atual tornou urgente para a RIBBA a reflexão e produção de um documento estratégico, para os próximos 5 anos, tendo como objetivo primordial garantir que as Bibliotecas continuam a ser potenciadoras da qualidade de vida das pessoas; facilitadoras da criação de comunidades; mediadoras de acesso a manifestações culturais e agentes de combate a desigualdades, garantindo o acesso democrático à informação e ao desenvolvimento intelectual. É neste contexto que surgiu no final de 2020 o documento “O presente e o futuro das Bibliotecas do Baixo Alentejo: documento estratégico da RIBBA 2020-2025”.

Todos os documentos aqui referidos podem ser consultados no site da CIMBAL na área dedicada à RIBBA.

Este trabalho é fruto do compromisso e colaboração de todos os profissionais da RIBBA, em prol de um um trabalho em rede, que desde 2012 reafirma o papel social e cultural das Biblioteca na vida das comunidades do Baixo Alentejo.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo

Similar Posts