bannerwebinar2020 1

Com este webinar, Patrícia Costa, através do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus, vai abordar as etapas de um processo de implementação de um sistema de gestão da qualidade num museu.

Participe e inscreva-se!

Título do WebinarO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NO MUSEUS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD

Data e hora: 21 de junho de 2021, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)

Oradora: Patrícia Costa (Instituto Superior de Engenharia do Porto)

RESUMO
O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) assume-se como comunidade socialmente responsável, promovendo políticas que visam a excelência das suas atividades, em particular nas áreas
de formação, de investigação e transferência aplicada de tecnologia e do saber.
Com a certificação da Escola no âmbito da Norma ISO 9001, em 2011 o Museu do ISEP teve que elaborar um sistema documental (procedimentos, instruções de trabalho e impressos), tendo como base a sua missão “Reunir, em benefício da comunidade, bens culturais, materiais e imateriais, representativos da evolução do ensino industrial, destacando o seu contributo para o desenvolvimento nacional”.
O objetivo foi regulamentar todo o seu funcionamento, de forma a definir metodologias de acesso ao acervo por parte dos utilizadores e as principais atividades internas desenvolvidas, assegurando assim
a divulgação do património cultural e científico que tem à sua guarda.
Toda a atividade foi sistematizada num descritivo de processo, onde estão indicadas as entradas (inputs), atividades, as saídas (outputs), objetivos, procedimentos/documentos aplicáveis, atividades e a motorização/medição através de vários indicadores.
A implementação de um sistema de gestão da qualidade num museu, implicará sempre uma mudança de mentalidades e de cultura institucional, mas contribuirá para uma gestão mais eficaz de bens culturais, para a melhoria contínua do serviço prestado e para a satisfação das partes interessadas.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?
Tendo como base a norma ISO 9001:2015, como devemos elaborar um conjunto de documentos (procedimentos, instrução de trabalhos e impressos) que vão descrever todas as atividades desenvolvidas, de modo a possibilitar uma gestão mais eficaz e uma melhoria continua do serviço prestado à comunidade.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Todos os profissionais da área dos museus, arquivos e bibliotecas.

Preço de associado individual: Gratuito
Preço de associado colectivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@noticia.bad.pt

Similar Posts