Jornadas de Archivos Municipales de Madrid

Nos passados dias 26, 27 e 28 de maio de 2021 tiveram lugar as XXI Jornadas de Archivos Municipales de Madrid, organizadas pelo Grupo de Archivos Municipales de Madrid. Num contexto pandémico, o encontro decorreu integralmente em linha.

O tema central foi «Documentos essenciales en tempos de crisis». Este é um tema

de debate muito atual nos tempos como os que vivemos, nos quais o papel dos arquivos se assume como essencial para a continuidade do serviço público e para a garantia dos direitos dos cidadãos.

Neste encontro dos arquivistas madrilenos participaram também, além dos arquivistas espanhóis, representantes de Portugal, Suíça, França e Colômbia.

O Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais (GT-AM), da BAD-Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação participou com a comunicação «Marcar a diferença em tempos de crise: o papel de um grupo de trabalho». À semelhança do que aconteceu com outras as instituições e organismos, durante todo o período de pandemia o GT-AM reforçou o uso da mediação tecnológica para dar continuidade às linhas de trabalho com que se comprometeu, procurando encontrar estratégias que permitam posicionar os arquivistas como parte da solução necessária para enfrentar os desafios impostos pela pandemia: a continuidade da atividade da Administração Local e os direitos dos cidadãos.

A Comissão Coordenadora do GT-AM

Similar Posts