oficina colaborativa

Estão abertas até 6 de setembro as candidaturas à Oficina Colaborativa de Audiovisual Brasil-Portugal: Ditaduras e Resistência(s), promovida pela Fundação Getúlio Vargas/CPDOC e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

A Oficina consistirá em cinco encontros virtuais com especialistas nas áreas do audiovisual, história e arquivos, onde os participantes poderão aliar as práticas de investigação e o debate histórico sobre o tema da Oficina com as possibilidades de construção de narrativa fílmica utilizando os acervos das duas instituições. Após essa etapa, os projetos selecionados poderão realizar filmes em parceria com as equipas do CPDOC e da FMSMB, também em modalidade remota.

A comissão organizadora selecionará até 60 participantes que serão convidados a participar nos encontros da Oficina com duração de cinco dias: 20, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2021, das 10h às 13h (horário de Brasília) e das 14h às 17h (horário de Lisboa). Esses encontros serão realizados através da plataforma Zoom.

Após os encontros, os participantes terão até ao dia 17 de outubro para submeter um roteiro do filme a ser produzido. Uma comissão selecionará até três roteiros para serem produzidos na segunda etapa da Oficina. Um modelo de roteiro será disponibilizado aos participantes. A avaliação terá em conta a adequação do roteiro proposto aos temas discutidos durante a Oficina, a originalidade do uso dos acervos e a viabilidade de realização, uma vez que a produção e edição dos filmes será feita de forma remota.

Quem pode participar?

Alunos regularmente inscritos em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil (stricto sensu e lato sensu) ou em qualquer ciclo de estudo do ensino superior em Portugal.

Inscrição

Até ao dia 6 de setembro de 2021, através do formulário online disponível em http://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2021/inscricoes.

Edital

http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/NucleoAD/Oficina-Producao-Audiovisual-2021v1.pdf

Calendário

Candidaturas: até 6 de setembro
Divulgação de resultados: até 13 de setembro
1ª fase da Oficina: 20 a 24 de setembro
Preparação e submissão dos roteiros: 24 de setembro a 17 de outubro
Divulgação dos resultados da seleção dos roteiros: 25 de outubro
2.ª fase da Oficina: novembro de 2021 a fevereiro de 2022
Apresentação pública dos documentários: 1.º semestre de 2022

Similar Posts