Faculdade Economia UP 1

O Serviço de Documentação e Informação (SDI), da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), foi a entidade de acolhimento da sessão “Digitalizar e disponibilizar textos de apoio às aulas: A experiência do SDI – FEP”, do Programa de Mobilidade BES “A Minha Biblioteca é a tua Biblioteca”.
A sessão, que teve lugar na manhã do dia 22 de abril, realizou-se online, com recurso à plataforma zoom, e por parte da FEP, teve a participação de dois profissionais de informação:

Paulina Preto – SDI – Coordenadora do Serviço
Margarida Domingues – SDI – Responsável pelas áreas de aquisição de livros, catalogação, indexação e também pela área de empréstimos

A sessão teve a participação de cinco colegas, de cinco bibliotecas diferentes, oriundas de Viana do Castelo, Porto, Coimbra e Lisboa. Na impossibilidade de nos reunirmos fisicamente e mostrar as instalações do SDI, a sessão teve início com uma apresentação dos espaços do SDI e das suas duas Unidades: Arquivo e Biblioteca.

Como incluir, no contexto de ensino-aprendizagem, os materiais existentes na biblioteca em suporte exclusivamente físico?

Esta foi a pergunta sobre a qual o SDI da FEP trabalhou para, no contexto de pandemia e confinamento e de uma forma equitativa, disponibilizar aos estudantes os materiais de apoio a partir de obras existentes na biblioteca. A forma, ferramentas e meios utilizados para dar resposta a essa necessidade foram apresentados no âmbito deste programa de mobilidade.

Faculdade Economia UP 2

Foi uma sessão muito participada, com partilha de experiências e conhecimentos, no seio de um grupo com fácil integração e de interação aprazível.

Tratou-se da primeira experiência do SDI da FEP como entidade de acolhimento que certamente terá continuidade, pois é a partilha que nos enriquece e nos ajuda a ver de forma mais abrangente. Com todas as vantagens, inegáveis, dos meios digitais e tecnológicos que proporcionaram que esta sessão acontecesse, acreditamos ser possível ter próximas sessões em formato presencial com sorrisos ainda mais calorosos.

Paulina Preto – SDI – Coordenadora do Serviço
Margarida Domingues – SDI – Responsável pelas áreas de aquisição de livros,
catalogação, indexação e também pela área de empréstimos

 

Similar Posts