bannerwebinar2020 1

Com este webinar, as oradoras Patrícia Costa e Susana Medina, através do Grupo de Trabalho da BAD de Sistemas de Informação em Museus, vão propor  uma reflexão sobre metodologias alicerçadas nos estudos da cultura material, partindo do trabalho museal desenvolvido sobre coleções científicas no Museu do Instituto
Superior de Engenharia do Porto e no Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do
Porto.

Participe e inscreva-se!

Título do Webinar: O OBJETO MUSEOLÓGICO COMO DOCUMENTO
Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho de Sistemas de Informação em Museus da BAD

Data e hora: 26 de outubro de 2021, das 21h às 22h, na plataforma Zoom Webinar (em linha)

Oradoras: Susana Medina (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP Museu) e Patricia Costa (Instituto Superior de Engenharia do Porto, Museu ISEP)

RESUMO
Partindo do trabalho museal desenvolvido sobre coleções científicas no Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto e no Museu da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, propomos uma reflexão sobre metodologias alicerçadas nos estudos da cultura material.
Aplicada a objetos científicos que anteriormente cumpriram um papel nas atividades de transmissão e produção de conhecimento, a abordagem seguida reconhece aos mesmos um elevado potencial de informação sobre materialidade, contexto e significado.

O QUE SE PODE APRENDER COM ESTE WEBINAR?

Fornecer aos participantes novas abordagens de investigação tendo por base os objetos, enquanto fontes primárias para a investigação.
Tendo o enfoque em metodologias que assistem o estudo de coleções, identificamos o alcance e os limites do cruzamento das fontes documentais com as fontes materiais para o desenvolvimento da História da Ciência, mais concretamente para os estudos da cultura material.

A QUEM SE DESTINA ESTE WEBINAR?
Todos os profissionais de instituições culturais e instituições de memória.

Preço de associado individual: Gratuito
Preço de associado colectivo: 1ª inscrição gratuita
(Se houver outras inscrições dentro da mesma instituição, as mesmas deverão ser pagas ao preço de não associado)
Preço de não associado: 10,00 euros
Reserve o seu lugar realizando já a sua inscrição!

Para mais informações, consulte o programa e o sítio Web ou contacte o Sector da Formação da BAD através do e-mail formacao@bad.pt

Similar Posts