Universidade Aberta: da Videoteca ao Banco de Vídeo

Maria Madalena Carvalho

Resumo


Resumo

A presente proposta tem como objetivo partilhar a experiência dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, no acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual.

Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo, em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados.

A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita ao Arquivo Audiovisual da UAb disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela produção da UAb e das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal.

Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação audiovisual, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções.

 


Palavras-chave


Gestão da informação, Acesso à informação, Documentos audiovisuais, Recursos educacionais, Universidade Aberta

Texto Completo:

RESUMO POSTER

Apontadores

  • Não há apontadores.