Rota dos Arquivos do Alentejo: divulgar e qualificar arquivos

Jorge Janeiro

Resumo


Esta apresentação tem como objetivo explicitar as motivações e o percurso subjacentes à criação da Rota dos Arquivos do Alentejo.

O Arquivo Distrital de Évora, com a colaboração de entidades públicas e privadas detentoras de arquivos históricos com relevância para a história local e regional, pretende estabelecer a Rota dos Arquivos do Alentejo com dois grandes objectivos: a) divulgar o património arquivístico regional; b) contribuir para a qualificação dos arquivos da região.

A ideia foi lançada pelo Arquivo Distrital de Évora, tendo-se associado ao projecto várias entidades da região. Para poderem aderir à Rota dos Arquivos as entidades devem oferecer: a) sala de leitura; b) instrumentos de descrição documental; c) visitas guiadas.

Cada entidade mantém total autonomia, continuando a definir a forma de acesso aos documentos e o funcionamento dos seus serviços.

A Rota divulga as iniciativas dos arquivos e o património arquivístico na sua página Web e no facebook (no qual cada entidade poderá colocar informações) e articula iniciativas conjuntas dos vários arquivos aderentes.


Palavras-chave


Arquivos; Rota dos Arquivos do Alentejo; Património arquivístico; Qualificação de arquivos

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.