Projeto O CCE/CENDREV, a Escola de Formação Teatral e a Descentralização Cultural: o acervo documental

Orlanda Silva, Maria Ludovina Grilo

Resumo


O CCE/CENDREV, a Escola de Formação Teatral e a Descentralização Cultural: o acervo documental é um projeto que visa recuperar, organizar, tratar e difundir o fundo documental do Centro Dramático de Évora (Cendrev), o qual se encontra desorganizado e sujeito a fatores externos de degradação, evidenciando a sua importância no 40º aniversário da descentralização cultural, contribuindo para a história local e para a história do teatro português.

Para levar a cabo este projeto a Divisão de Cultura e Património (DCP) da Câmara Municipal de Évora (CME) e o Cendrev estabeleceram uma parceria, para tratar, organizar e difundir o acervo, de modo a impedir a sua destruição, a sua perda total e garantir as condições adequadas de guarda e preservação.

A metodologia adotada baseia-se na teoria da arquivística, desenvolvendo-se o projeto em duas etapas: a organização intelectual e a organização física.

Com este projeto espera-se obter um pré-inventário de todo o fundo documental, efetuar um tratamento exaustivo e preservar/conservar as espécies que constituem a secção Escola de Formação Teatral, bem como promover a investigação histórica e cultural e disponibilizar o inventário na Internet, no sítio oficial da CME e do Cendrev.


Palavras-chave


Cendrev – Centro Dramático de Évora, Escola de Formação Teatral, arquivos, organização arquivística, difusão de informação

Texto Completo:

RESUMO POSTER

Apontadores

  • Não há apontadores.