O repositório digital seguro: diagnóstico e especificação

Ângela Sofia Sousa Santos, Maria Manuela Pinto

Resumo


Esta comunicação resulta de um projeto de dissertação no campo da Ciência da Informação, área da Gestão da Informação (GI), tendo como tema central a criação de um repositório seguro no âmbito da atuação de um provedor de serviços de certificação digital: a MULTICERT, S.A.

O principal objetivo fixado visou contribuir para a estruturação do repositório digital da Multicert desenvolvendo um detalhado diagnóstico organizacional e informacional e consequente elaboração e aplicação de um Documento de Especificação de Requisitos.

Sendo a Multicert um provedor de serviços de certificação eletrónica, tem uma grande preocupação com a segurança da informação e pretende que esta se mantenha autêntica, integra, fidedigna, acessível e inteligível no longo prazo. A estruturação de um repositório confiável/seguro constitui, pois, um passo decisivo para a concretização deste objetivo, potenciando a informação como memória, ativo operacional e estratégico, evidência da qualidade do serviço e oportunidade de inovação organizacional. Do estudo realizado, apresentam-se aqui os modelos que sustentaram o diagnóstico da função de GI na empresa, a especificação de requisitos e a autoavaliação do repositório, bem como alguns dos resultados obtidos.


Palavras-chave


Ciência da Informação; Gestão da Informação; Repositório Digital Seguro; Preservação da Informação; Certificação do Repositório

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.