Bibliotecas escolares: perspetivas de futuro

João Paulo Silva Proença, Elsa Conde, Ana Teresa Santa-Clara, Isabel Mendinhos, Maria João Filipe

Resumo


As bibliotecas atravessam atualmente uma fase crítica da sua evolução. A expansão da Internet e do digital tornam o acesso ao mundo da informação e da comunicação global, instantâneo e independente de qualquer mediação, reposicionando o lugar da biblioteca como estrutura formativa e cultural de socialização e de aprendizagem para o uso crítico e responsável da informação, a sua transformação em conhecimento e o crescimento pessoal e social dos indivíduos.

 

As bibliotecas escolares do século XXI têm de adaptar-se aos novos sistemas de informação e comunicação em rede, investir em novas infraestruturas e equipamentos tecnológicos, disponibilizar novos espaços e funcionalidades, oferecer novos recursos e produtos, criar novos serviços presenciais e em linha, estabelecer novas relações de cooperação e parceria e promover novos tipos de atividades e iniciativas, exigindo a adoção de políticas, estratégias e ações inovadoras, que orientem a mudança e permitam responder às necessidades formativas do público escolar

Palavras-chave


Bibliotecas Escolares, RBE, LIteracias

Apontadores

  • Não há apontadores.