Todos Diferentes, Todos Animais: a história de um livro inclusivo

Liliana Gonçalves, Dulce Correia

Resumo


Todos Diferentes, Todos Animais é um livro que pretende tocar, simultaneamente, o lúdico e o didático, que servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais, mas também para todos os interessados na temática e literatura infanto-juvenil.

Fruto do envolvimento de diversos serviços do Instituto Politécnico de Leiria, o livro é “traduzido” em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou com crianças em idade pré-escolar e escolar.

Esta adaptação teve como objetivo promover a participação ativa das crianças, tornando-a mais eficaz através do manuseamento das diferentes versões.

O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para www.todosdiferentes.ipleiria.pt no qual é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa.

 


Palavras-chave


Bibliotecas do Ensino Superior, Inclusão, Integração Comunitária, Literatura Infantil

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.