A Biblioteca mora ao lado: +Biblioteca, mais perto de mim

Zélia Parreira

Resumo


A comunicação aborda a experiência e as perspetivas de desenvolvimento da estratégia +Biblioteca, mais perto de si, lançada pela Biblioteca Pública de Évora (BPE) em 2014. Com uma dualidade de funções e audiências – as de biblioteca patrimonial e de biblioteca pública - durante décadas prevaleceu na BPE o conceito de biblioteca erudita, para investigadores e estudiosos, de acesso difícil e burocrático ao utilizador comum.

À condição de biblioteca patrimonial, detentora de uma coleção de enorme valor histórico e científico, veio somar-se a circunstância de ser recetora do depósito legal, sem que os recursos humanos e logísticos disponíveis permitissem o seu tratamento e organização atempada. O peso institucional da BPE tornou-se progressivamente mais incómodo e confrontou sucessivos governos, executivos autárquicos e entidades com responsabilidade na área cultural com a mesma questão: o que fazer com a Biblioteca Pública de Évora?

É a partir de 2003 que a BPE inicia um caminho de renovação. Em 2005 realiza-se o primeiro empréstimo domiciliário e a Biblioteca abre as portas à comunidade. A estratégia +Biblioteca, mais perto de si pretende levar muito mais longe este conceito e colocar os recursos da BPE junto de todos os seus potenciais utilizadores, vencendo indisponibilidades de horário, distâncias geográficas e desconhecimento dos serviços prestados. Através de múltiplos canais de parceria, o objetivo é que, a médio prazo, todos os eborenses possam morar ao lado da sua Biblioteca. 


Palavras-chave


Biblioteca Pública de Évora; Leitura Pública; Serviços de proximidade; Parcerias

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.