Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Sónia Almeida

Resumo


O Projeto Rede de Bibliotecas da CIM Região de Aveiro, criado em 2012, assume-se como um novo paradigma de trabalho, resultado de um processo gradualmente evolutivo, exponenciado pela reorganização geográfica e administrativa do território (constituição das CIM’s) que veio desafiar a forma como as Bibliotecas Públicas gerem e disponibilizam o acesso aos seus recursos e serviços.

Abraçar este novo arquétipo que derruba os limites que enquadram a tradicional definição de Biblioteca Pública é o desígnio deste projeto. Aspetos como a propriedade e a tangibilidade da coleção e dos serviços diluem-se neste contexto para darem palco ao acesso. Os constrangimentos económicos e as dificuldades sociais e profissionais que as Bibliotecas Públicas enfrentam reforçam a debilidade em que as coloca o trabalho isolado.

Este Projeto pretende aferir o nível de integração e cooperação possível entre as Bibliotecas Públicas desta Região, procurando demonstrar as suas implicações na gestão dos serviços prestados, relacionando-as com o valor percebido pela comunidade. A gestão partilhada e concertada revela-se uma nova solução para antigos problemas.

Reposicionar as Bibliotecas Públicas perante as oportunidades decorrentes do trabalho desenvolvido pelas CIM’s é um percurso necessário, que coage a uma abordagem distinta a uma realidade emergente que se apresenta como inexorável.

 

 


Palavras-chave


Bibliotecas Públicas; Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro; Cooperação; Rentabilização

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.