O curso de Literacia da Informação da Escola Doutoral da NOVA

Isabel Andrade, Nita Camotim, Maria Antónia Correia, Rosário Duarte, Susana Lopes, Amália Marques, Ana Roxo, Sean Story

Resumo


Tendo em conta que o processo de aprendizagem se encontra associado à multiplicidade de espaços e de contextos e que é o próprio individuo quem, ao longo da vida,  assume a responsabilidade de aprender, adquirir conhecimentos e desenvolver competências de forma ativa e autónoma, os autores apontam algumas das vantagens que esta mudança oferece em termos de uma maior flexibilidade nas estruturas curriculares.

Referindo a importância que o Projecto para uma Estratégia de Literacia Informacional (LI) na NOVA, iniciado em 2008, teve para que o curso de Literacia da Informação da NOVA Escola Doutoral viesse a ter lugar, descrevem-se as fases e módulos implementados, fazendo ressaltar o seu principal objetivo: dotar os alunos da NOVA de competências informacionais necessárias a um bom desempenho académico e garantir que essas competências tenham impacto nas suas vidas, em termos pessoais e profissionais.

Nesta linha de pensamento, salienta-se que é possível diversificar os percursos formativos dos alunos em contexto universitário tendo os bibliotecários oportunidade de desempenhar um papel preponderante na promoção das competências dos alunos em literacia da informação e, consequentemente, no seu sucesso académico.

Palavras-chave


Literacia da informação; Competências transversais; Sucesso académico; NOVA Escola Doutoral

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